Exibir mapa ampliado
 


Rede De Hospedarias Familiares De Santo Amaro

A rede de hospedaria oferece aos turistas, hospedagem em residências de habitantes locais  que  servem o café da manhã, incluído na diária.

Contato: (98) 3369 1099
Central das Hospedarias de Santo Amaro. Santo Amaro/MA

Sobre a cooperativa

Em Santo Amaro a prática de hospedar viajantes é bem antiga, data da época em que a região fazia parte da rota dos comboios de farinha. Nesse tempo, não havia estradas, o acesso era feito por barco e ninguém pagava para pernoitar, mas havia a prática do escambo: troca de peixe salgado e farinha pelo pernoite em casa de família.

O aumento do turismo na década de 1990 trouxe a possibilidade de geração de renda para as camadas populares da região, quando surgem as hospedaria familiar, inicialmente, como alternativa a uma  estrutura de hospedagem existente, bastante precária. Em 2004, a prática da hospedagem familiar ganhou força com as filmagens do longa-metragem “Casa de Areia”, que pode ser considerado um marco na região. Durante as filmagens, 32 casas foram alugadas para acomodar a equipe de produção. Depois desse acontecimento, os proprietários passaram a investir na melhoria da infra-estrutura das residências e a incrementar o serviço de hospedagem.