O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma reserva ecológica brasileira, às margens do Rio das Preguiças. Criada em 2 de junho de 1981 numa área de 155 mil hectares no nordeste do estado do Maranhão, é cheio de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce, cujas cores variam entre os tons de verde e azul.

O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.

Os Lençóis Maranhenses assemelham-se a um grande deserto, mas com águas que, aprisionadas entre as dunas, formam verdadeiros oásis tropicais, parada obrigatória para quem caminha pelas dunas. Algumas lagoas chegam até a ter peixes.

As águas pluviais formam lagoas que se espalham por praticamente toda a área do parque, transformando-se em uma paisagem inigualável, sendo um raro fenômeno geológico formado ao longo de milhares de anos pela ação da natureza.

As lagoas mais conhecidas são as Lagoas Azul e Bonita, famosas pelo seu encantamento e condições de banho.

 

Exibir mapa ampliado